Páginas

Encontre o (a) Santo (a), Beato (a), Venerável ou Servo (a) de Deus

quarta-feira, 14 de maio de 2014

BEATO BARTOLO LONGO, Leigo: grande apóstolo da devoção a Nossa Senhora do Rosário.


Beato Bartolo Longo: De devoto do demônio a apóstolo do Rosário




Um dos poucos casos em que um simples leigo é fundador de uma comunidade religiosa, ele legou à Igreja uma obra grandiosa. O Papa São João Paulo II o qualificou de "verdadeiro apóstolo do Rosário".

Numa manhã de outubro de 1872, um homem ainda jovem, profundamente preocupado, passeia pelos arredores de Pompéia. Nada lhe importam as históricas ruínas da cidade sepultada pela erupção do Vesúvio no ano de 79. Uma dúvida o atormenta: “Depois de uma vida péssima, arrependi-me e encetei o caminho da conversão. Mas... conseguirei salvar minha alma”?
Em determinado momento, uma voz interior lhe fala no fundo da alma: “Se queres salvar-te, propague a devoção do Rosário. É uma promessa da Virgem Maria”.
Num sobressalto de júbilo, ele levanta o rosto e as mãos para o Céu e brada: “Ó Maria, se é verdade que prometeste a São Domingos que quem difunde o Rosário se salva, eu me salvarei, porque não sairei desta terra de Pompéia sem ter aqui propagado essa santa devoção”.
Nesse instante soa o velho sino da igreja próxima, para o Ângelus de meio dia. O homem ajoelha-se, reza e chora. Chora de alegria, pois compreende que a Rainha dos Apóstolos acabava de lhe dar uma grande missão.
No coração de Bartolo (pronuncia-se “bártolo”) Longo estava plantada a semente do futuro Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, centro internacional de irradiação dessa devoção mariana, e sede de várias obras de beneficência e de formação da juventude.


Vivacidade, inteligência e piedade

Bartolo Longo nasceu em 10 de fevereiro de 1841, em Latiano (Itália), e foi batizado três dias depois. Sua infância decorreu piedosa e feliz. Desde tenra idade, manifestou-se muito inteligente, de caráter ardente e decidido. Ele mesmo se definiu como “um menino vivaz, impertinente e quase travesso”. Sabia imitar na perfeição os gestos, os sotaques e outras características das pessoas que conhecia.
A par disso, dava mostras de verdadeira piedade. Ouvindo tocar o sino anunciando a hora do Ângelus, interrompia imediatamente qualquer brinquedo e corria para rezá-lo junto de sua mãe. Quando fez a Primeira Comunhão, ficou imóvel durante uma hora e meia, agradecendo essa graça inapreciável. Uma pessoa indiscreta quis interrompê-lo e recebeu esta resposta: “A ação de graças a Jesus, que chega pela primeira vez, deve ser bem feita”!


Deixou de rezar... rolou no extremo do mal

Com todas essas qualidades, concluiu de forma brilhante seus estudos primários e secundários, recebendo aos 17 anos o diploma que o credenciava ao curso superior.
Todavia, nele se realçava, sobretudo, o temperamento apaixonado. Bartolo não era homem de meios-termos. Sua estrutura psíquica o conduziria ou ao extremo do bem, ou ao do mal.
Decidiu estudar direito em Nápoles. Longe de ser propícia à fé católica, a época era de negação e até mesmo de luta aberta contra a Santa Igreja. O racionalismo e o anticlericalismo faziam devastações no meio da juventude. Professores ímpios usavam as cátedras universitárias para difundir filosofias ateias.


Nessa conjuntura, Bartolo dedicou-se com ardor aos estudos, às diversões, à música (tocava piano). Inteligente, elegante e de boas maneiras, vivia cercado de muitos amigos.
Não lhe sobrava tempo para a oração... Deus, a Virgem Maria, foram-se apagando até desaparecer de sua memória. Quando terminou seu curso de Direito, em 1864, estava inteiramente desorientado pelas teorias filosóficas do materialismo e do racionalismo.
Não parou aí. A perda da fé na divindade de Jesus criou em sua alma um vazio que ele procurou preencher recorrendo ao espiritismo. Extremista por natureza, tornou-se inimigo acirrado da Santa Igreja. Pronunciava conferências anticlericais e organizava manifestações públicas contra a religião.
Tal era seu ódio que decidiu fazer-se "sacerdote" do espiritismo e submeteu-se a um duro regime de jejuns e mortificações corporais, com o objetivo de fazer uma consagração radical ao demônio.


Uma Confissão bem feita

Entretanto, por paradoxal que seja, durante todo esse negro período o jovem Bartolo não cessou de rezar o Rosário e, fato mais extraordinário ainda, conservou a virtude da castidade.
Se falsos amigos o arrastaram à perda da Fé, amigos autênticos foram instrumentos da Providência para reconduzi-lo à Casa Paterna.
Um destes, o Prof. Vincenzo Pepe – que Bártolo qualifica como “o amigo de minha alma, que o Senhor pôs a meu lado em todos os momentos críticos e decisivos de minha vida” – não hesitou em, numa hora oportuna, admoestar severamente o jovem advogado por sua péssima vida.
Fecundada pela graça, essa advertência surtiu efeito. Bartolo decidiu procurar o confessionário para se reconciliar com Deus. Dirigiu-se à Igreja do Rosário, em Nápoles, onde foi atendido pelo Pe. Alberto Radente, religioso dominicano. Era dia da festa do Sagrado Coração de Jesus, em 1865.
O ex-inimigo da Igreja confessou-se com profundo arrependimento. O Pe. Radente ficou maravilhado ante o poder da graça nessa alma, mas só lhe deu a absolvição depois de um mês de encontros para direção espiritual. Bartolo pôde, então, receber a Sagrada Eucaristia. Em seus escritos, ele contará depois: “Foi como fazer de novo a Primeira Comunhão, foi como se eu tivesse recebido um segundo Batismo”!
Em 25 Março de 1871, Bartolo Longo entrou para a Terceira Ordem Dominicana, pelo Padre Radente, ocasião em que foi dado o nome de “irmão Rosário”, por causa de seu grande amor pelo Rosário e à Virgem Maria.



Inicia-se a grande missão

Bartolo Longo – homem de decisões radicais, como já foi dito – recusou vantajosas propostas de casamento, abandonou a carreira advocatícia e se dedicou às obras de caridade e ao estudo da Religião.
Tornou-se, com isso, alvo de grosseiras chacotas daqueles mesmos que antes aplaudiam e estimulavam suas atividades antirreligiosas. Mas elas produziram como único resultado um ato de reparação: “Devo reparar pelos meus pecados”, dizia o convertido.
Bartolo deseja fazer algo para corrigir os erros do passado e começou a pregar contra o ocultismo em locais onde os estudantes frequentavam. Vendo a terrível pobreza ele queria de algum modo ajudar, e teve a inspiração de que o Rosário seria a chave.
Sofrendo com o mal que tinha feito quando fazia parte do culto, Bartolo tentou reparar o terrível dano que fez às almas daqueles que ele tinha encontrado e convencido a levar uma vida diabólica.
Bartolo Longo ainda visitou uma sessão espírita e, erguendo a medalha da Virgem Maria, gritou: “eu renuncio o espiritismo porque não é nada senão um labirinto de erro e falsidade”.
Lembrando aonde ele foi exposto pela primeira vez a esses pensamentos perigosos e mortais, ele foi para as universidades!
Juntou-se aos jovens em festas e se se misturou com eles nos cafés, partilhando como ele tinha sido levado a deixar tudo o que lhe era querido – Jesus Cristo e a Igreja Católica.
Da mesma forma brilhante que ele arrastou muitos estudantes inocentes para longe da Verdade, ele levou muitos de volta ao Lar de Jesus e da Igreja.
... Eles eram fascinados por suas palavras e testemunho, e muitas conversões surgiram. Mas ele não estava satisfeito, ele queria fazer mais, tocar muitos – por Jesus e por Maria. O padre Radente aconselhou: “Se você está procurando por salvação, propague o Rosário. É a promessa de Maria. Aquele que propaga o Rosário será salvo.”
Algum tempo depois, travou relações com uma nobre dama napolitana, a Beata Catarina Volpicelli, fundadora das Servas do Sagrado Coração de Jesus. Esta o pôs em contato com outras pessoas de grande fervor, entre as quais a Condessa Mariana Fonseca, viúva do Conde de Fusco, proprietária de terras no Vale de Pompéia.
Por esse meio, a Virgem Maria o foi conduzindo para a realização da grande missão para a qual o havia escolhido. Em 1872 a Condessa de Fusco confiou-lhe a administração de suas propriedades nos arredores de Pompéia. Lá chegando, ele ficou profundamente chocado ante a miséria humana e religiosa dos pobres camponeses da região. Nada havia ali, a não ser uma pequena igreja, já muito arruinada e tão pobre que não tinha uma imagem sequer.
Sem tardança, dedicou-se à tarefa nobre e humilde de lhes ensinar o Catecismo, e à divulgação do Santo Rosário. Era a reconquista espiritual do Vale de Pompéia que se iniciava.
Bartolo e Mariana, a viúva do Conde di Fusco, construíram outras obras de caridade e instituições que se tornaram a Cidade da Caridade ou a "Cidade de Maria".

Ele fundou uma escola para os Filhos dos Prisioneiros, crianças cujos pais estavam na prisão, e a colocou sob a direção dos Irmãos das Escolas Cristãs, também fundada por ele. O sucesso da escola foi tal que, em 1922 ele fundou outra Escola de Moças, para as filhas de criminosos.
Como Bartolo e Mariana trabalharam muito tempo juntos, havia várias especulações que os dois estariam envolvidos romanticamente. Para prevenir que o bom trabalho deles fosse manchado pelas especulações eles se casaram em abril de 1885, mas viveram juntos como irmãos, em celibato, guardando os votos de castidade.
Entretanto isto não foi o bastante para alguns e no início do século XX ele foi acusado de adultério, corrupção, desonestidade e até mesmo de insanidade. Em 1906 o Papa Pio IX pediu a Bartolo que se retirasse da direção da "Cidade" a bem da mesma e ele assim o fez, passando a direção para o papado e passou a ser um simples empregado comum da Cidade de Maria.
Mais tarde, em 1925 ele recebeu o titulo de “Cavaleiro da Guarda do Santo Sepulcro”.



Uma obra grandiosa

 
Cresceu o número dos fiéis, a igrejinha tornou-se insuficiente, tornara-se necessário construir uma maior e mais acolhedora. Por sugestão do Bispo de Nola, a cuja diocese pertencia Pompéia, Bartolo Longo começou uma campanha de coleta de contribuições. A pedra fundamental foi colocada em maio de 1876.
Choveram as doações, inicialmente de várias cidades italianas, depois, de quase todas as partes do mundo, deixando espantado até mesmo o Beato Bartolo. Nos arquivos do Santuário, conservam-se cinco volumes com quatro milhões de nomes de doadores!
Em 1894, ainda faltando alguns arremates de construção, o templo foi consagrado. Com o aumento constante do número de peregrinos, foi ampliado alguns anos depois.
Fruto da fé e da caridade de um santo, e das contribuições de milhões de fiéis, o Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, tornou-se um foco de irradiação da devoção mariana.
Quando, em 05 de outubro de 1926, com 85 anos de idade, faleceu Bartolo Longo, vítima de uma pneumonia, sua obra tinha já atingido proporções grandiosas. O Santuário tornara-se um centro internacional de propagação do Rosário, e fora elevado à categoria de Basílica Pontifícia, para onde os peregrinos acorriam aos milhões. E em torno dele estava construída uma cidade mariana, com numerosos institutos de beneficência.
O Beato Bartolo Longo é um dos poucos casos na história da Igreja em que um simples leigo é o fundador de uma comunidade religiosa. Em 1897 ele fundou as Filhas do Rosário de Pompéia, sujeitas à regra da Ordem Terceira de São Domingos, para dedicar-se ao cuidado dos meninos e das jovens. E perto já de terminar sua carreira nesta terra, fundou em 1922 o Instituto Feminino Sagrado Coração.

Na cripta do Santuário pode ser visto o corpo do Beato, posto numa urna de vidro, revestido da capa dos Cavaleiros de Malta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário