Páginas

Encontre o (a) Santo (a), Beato (a), Venerável ou Servo (a) de Deus

sexta-feira, 5 de junho de 2015

SÃO BONIFÁCIO, Bispo e Mártir. Apóstolo da Alemanha.



O santo de hoje, São Bonifácio, teve importante e fundamental papel na evangelização da Alemanha. Tanto que é considerado seu apóstolo. Mais uma história maravilhosa.


Chamava-se Winfrid. Nasceu em Credtion, no Devonshire, filho de uma família abastada; foi contra a vontade do pai que se devotou, muito jovem ainda, à vida monástica como beneditino. Estudou teologia nos mosteiros beneditinos de Adescancastre, perto de Exeter, e de Nursling, entre Winchester e Southampton, tendo por mestre neste último o abade Winbert. Foi designado por este como professor no mosteiro e ordenado padre aos trinta anos. Aí foi o responsável pela escritura da primeira gramática de latim produzida na Inglaterra.
Em 716, deslocou-se, como missionário, à Frísia, pretendendo converter os Frísios, habitantes locais que falavam um idioma semelhante ao anglo-saxão com que ele pregava, mas os seus esforços redundaram em nada a partir do momento em que se declarou a guerra entre Carlos Martel, prefeito do palácio do reino dos Francos, e Radbod, rei dos Frísios. Retornou, por isso, ao seu mosteiro de Nursling.
Seu segundo deslocamento ao continente europeu iniciou-se em 718; deslocou-se a Roma, onde conheceu o Papa Gregório II; para demonstrar a sua submissão à Diocese de Roma, impôs (ou impôs-lhe o Papa) o novo nome de Bonifácio, tradução literal de Winfrid, e foi enviado à Germânia (atual Alemanha), com a missão de a evangelizar e de reorganizar a Igreja nessa região ainda bárbara.
Ao longo dos cinco anos seguintes, Bonifácio viajou por territórios que modernamente fazem parte dos Estados alemães de Hessen, Turíngia, e ainda pela região neerlandesa (Holanda) da Frísia; a 30 de Novembro de 722, foi feito bispo de todos os territórios da Germânia que ele trouxera recentemente para as mãos da Igreja.




Um acontecimento-chave da sua vida ocorreu em 723, quando derrubou o carvalho sagrado dedicado ao deus Thor. Curioso que, no momento em que cortava ele mesmo a grande árvore, os adoradores de Thor ficaram esperando que um raio fulminasse o santo bispo. Como isso não aconteceu, convenceram-se do erro no qual incorriam. Este acontecimento é considerado como o início formal da cristianização da Germânia. Esse carvalho sagrado ficava situado em uma região próxima a onde se situa hoje a moderna cidade de Fritzlar, no norte do Hesse. No lugar da árvore construiu uma pequena capela a partir da sua madeira, no local onde hoje se ergue a catedral de Fritzlar, e onde se viria a estabelecer a primeira sede de bispado na Alemanha ao norte do antigo limes romano, junto do povoado fortificado franco de Buraburgo, numa montanha próxima da cidade, junto do rio Éder.
Em 732, deslocou-se de novo a Roma, para comunicar ao Papa os eventos ocorridos desde o último encontro, e Gregório III conferiu-lhe o pálio, como sinal da investidura num arcebispado com autoridade sobre toda a Germânia. Bonifácio partiu de novo para a Alemanha e batizou centenas de bárbaros saxões.
Durante a sua visita a Roma em 737–738, foi formalmente feito legado papal para a Germânia. Em 745, elevou Mogúncia à condição de Sé Metropolitana, onde se estabeleceu como seu primeiro arcebispo. Posteriormente, partiu em direção à Baviera, onde estabeleceu os bispados de Salzburgo, Ratisbona, Freisinga e Passau.
Em 742, um dos seus discípulos, Estúrmio, fundou a Abadia de Fulda, não muito longe de Fritzlar. Embora Estúrmio seja o fundador oficial, Bonifácio esteve muito envolvido na constituição da nova abadia. O principal mentor da fundação da abadia foi Carlomano, filho de Carlos Martel; aliás, o apoio dos mordomos do palácio e, mais tarde, dos pipinidas da França, foi fundamental para Bonifácio levar a bom porto a sua tarefa. Foi convidado a reorganizar também a Igreja no reino dos Francos.
Nos territórios francos, do Hesse e da Turíngia, Bonifácio fundou entretanto as dioceses de Buraburgo, Würzburgo e Erforte; ao ser ele a designar os bispos de cada uma das dioceses, pôde consolidar a sua independência face aos poderes senhoriais dos carolíngios. Apesar disso, continuou a organizar sínodos provinciais anuais no reino dos francos, tendo em vista a reorganização eclesiástica do mesmo, mantendo embora uma turbulenta relação com o novo rei dos francos, Pepino o Breve, que viria a coroar em Soissons, em 751.

Boniface was born in Devonshire, educated at Exeter and Winchester, became a monk, was ordained a priest, and was inspired to become a missionary in the Netherlands and Germany. As archbishop he built churches and monasteries and organized more dioceses. In 753 he resigned his see to return to missionary work; the next year, as he awaited some converts for confirmation, a band of pagans murdered him and his companions. He is revered in Frisia, Bavaria and elsewhere in Germany.
Martírio de São Bonifácio
Bonifácio jamais perdeu a esperança de converter os frísios, e em 754 retomou à Frísia com um pequeno grupo de seguidores. Batizou grande número, e marcou um encontro para a confirmação dos novos batizados num local perto de Dokkum, entre Franeker e Groninga. Contudo, em vez dos seus convertidos, um bando de pagãos armados apareceu e assassinou o arcebispo Bonifácio. Os seus restos mortais viriam a ser enterrados na abadia de Fulda (atual Catedral de Fulda).
São Bonifácio foi declarado santo e mártir pelas Igreja Católica Romana e Ortodoxa Oriental, sendo celebrado a 05 de Junho, data da sua morte.
O Papa Pio XII na Encíclica Ecclesiae fastos, de 05 de junho de 1954, dirigida às igrejas da Inglaterra, Alemanha, Áustria, França, Bélgica e Holanda, comemorou o XII centenário da morte deste bispo e mártir.


(fonte: Wikipédia) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário