Páginas

Encontre o (a) Santo (a), Beato (a), Venerável ou Servo (a) de Deus

quarta-feira, 15 de junho de 2016

RELÍQUIAS DE SÃO JOÃO FISHER E SÃO TOMÁS MORUS VISITAM OS EUA.



Washington - Estados Unidos (Quarta-feira, 01-06-2016, Gaudium Press)
As relíquias de São John Fisher e São Tomás Morus, mártires por sua objeção às decisões do rei inglês Henrique VIII que o separaram da religião católica e marcaram a origem do anglicanismo, visitarão os Estados Unidos neste mês de junho por ocasião da Quinzena pela Liberdade, o evento anual da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) a favor da Liberdade Religiosa.

As relíquias serão veneradas em Miami, Baltimore, Pittsburgh, Filadélfia, Minnesota, Denver, Phoenix, Los Angeles e Washington, sob o lema "Witness to Freedom" (Testemunhos da Liberdade). "Nem sempre é fácil defender a Fé em praça pública", explicou a Conferência Católica de Minnesota em seu convite local ao evento. "Extraia a força daqueles que já o fizeram".

Estes Santos ingleses "são bem conhecidos por opor-se ao divórcio do rei Henrique", recordou a USCCB na apresentação da iniciativa. "Ao final, foi sua negativa a assinar um juramento de supremacia que os levou a ser executados. O rei Henrique VIII se fez proclamar o líder supremo da Igreja na Inglaterra, assegurando ter poder de soberania sobre os cristãos ingleses. Nem Fisher, nem Morus podiam aceitar esta afirmação, e sua fidelidade à sua consciência os colocaram em conflito com o rei".


"Tanto Morus como Fisher eram patriotas. Nunca se levantaram para incitar a rebelião ou fomentar uma revolução. Não eram traidores", acrescentaram os Bispos. "Mas quando a lei do rei esteve em conflito com a lei de Cristo, eles escolheram a Cristo. Estes homens deram sua vida pela liberdade da Igreja e pela liberdade de consciência. Eles dão testemunho da verdade de que nenhum governo pode reclamar controle sobre a alma de uma pessoa. São Tomás Morus e São John Fisher, orai para que nós também sejamos bons servidores de nosso país, mas primeiro de Deus!". (GPE/EPC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário